Consultoria de gestão de empresas familiares: 6 sinais que evidenciam sua necessidade

 

Introdução

As empresas familiares estão enfrentando cada vez mais as forças do mercado geradas pelo aumento da competitividade. Os clientes, sejam eles pessoa física ou jurídica, estão cada vez mais exigentes pois têm à sua disposição muitas ofertas. Esse contexto impõe as empresas maior atenção à sua gestão. 

Muitas vezes o desafio de implantar ou ampliar a cultura de gestão exige apoio de um agente externo, agregando uma visão imparcial e promovendo resultados por meio de mudanças nos processos operacionais e de gestão, atreladas a programas de capacitação que promovem profundas transformações culturais e organizacionais.

Esse artigo tem por objetivo contribuir para que o empresário compreenda se chegou o momento de buscar apoio de uma consultoria de gestão de empresas familiares, descrevendo 6 sinais que evidenciam essa necessidade. Confira!

 

Sinais que evidenciam a necessidade da consultoria de gestão

 

1. Minha liderança não é efetiva

O bom líder deve ser capaz de conduzir a sua equipe a obter resultados consistentes de forma correta. Além disso, o líder deve ter habilidades para recrutar bons profissionais, treiná-los, se relacionar, inspirar e promover o “flow”, demitir quando preciso, promover a cultura e os valores da empresa, entre outras.

Nessa questão vale promover uma série de reflexões:

  • Até que ponto a empresa está permitindo que essa liderança exerça bem o seu papel?
  • Quais os estilos de liderança predominantes na sua empresa?
  • Eles contribuem ou não com o clima e os resultados?
  • Você conhece os perfis desses profissionais?
  • Eles possuem o perfil adequado para exercerem as suas atribuições?
  • De modo geral os líderes possuem competência técnica (produto, mercado, gestão, liderança) para exercerem as suas funções?
  • Recebem apoio para aprimorar a suas competências?
  • Existe cultura de meritocracia e sistemáticas de reconhecimento e recompensa na empresa?

Se você não tem respostas para boa parte das perguntas citadas anteriormente sobre o tema liderança, chegou a hora de buscar apoio de uma empresa de consultoria de gestão de empresas familiares

Lembrando que só acontece na sua empresa o que você define ou permite. Se a sua liderança não está sendo efetiva de alguma forma você permitiu chegar a esse ponto.

 

2. Percebo que problemas familiares estão prejudicando o dia a dia na empresa

É muito comum o empresário ser o pai da família, diretor geral e comercial, por exemplo. Por outro lado, a mãe da família também atuar na diretoria e operação, assim como os filhos atuarem em diversas áreas da empresa e influenciarem diretamente nas posições de direção da empresa.

Nesse contexto de sobreposição de papeis principalmente nas empresas familiares de médio porte, fica muito difícil a separação entre os problemas de relações pessoais da família não transbordarem para o ambiente corporativo.

Se você percebe que a sua empresa está vulnerável às tensões internas resultantes de problemas externos de relacionamentos familiares, chegou a hora de buscar apoio de uma empresa de consultoria de gestão empresarial familiar.

– Leia também: Gestão de conflitos nas empresas familiares: a relevância da comunicação para o processo

 

3. Apago incêndios o tempo todo

Apagar incêndios é inevitável em qualquer ambiente corporativo, mas se essa atividade representa a maior parte do tempo do diretor geral da empresa, por exemplo, certamente existem questões a serem tratadas.

Em primeiro lugar existe possivelmente uma fragilidade da sua liderança na capacidade ou autonomia para solucionar problemas sem a interferência ou a necessidade do envolvimento da direção da empresa. Em segundo lugar, os processos não estão sendo monitorados ao ponto de existir um mecanismo de tratamento das causas fundamentais dos problemas para que o problema não volte a acontecer. 

Se você empresário diretor de uma empresa, não consegue deixar de apagar incêndios o tempo todo, chegou a hora de buscar um apoio na sua gestão de empresa familiar.

 

4. Desconheço o lucro operacional da empresa

Não é incomum empresários de empresas familiares de médio porte, não terem mensalmente a apuração do seu lucro operacional. Muitas vezes as planilhas financeiras são desenvolvidas, quase que intuitivamente, trazem sim alguns benefícios, mas normalmente são permeadas por alguns equívocos que listamos abaixo:

  • Apura o “lucro” do negócio através do fluxo de caixa;
  • Desconhece ou despreza o regime de competência;
  • Paga dividendos conforme às necessidades familiares e não com os resultados gerados;
  • Não controlam pequenas despesas, principalmente as pagas em dinheiro;  
  • Confunde as diferenças entre faturamento e recebimento;
  • Mistura despesas pessoais com as despesas da empresa;
  • Não fazem o controle de estoque adequadamente;
  • Utilizam o volume comprado como custo do produto.

A execução de alguns ou todos esses equívocos ao longo do tempo, trazem problemas que podem comprometer a sobrevivência da empresa. Se você se identificou com alguns desses equívocos, chegou a hora de buscar apoio de uma consultoria empresarial.

 

5. Não faço planejamento

Na evolução natural da maturidade de gestão de uma empresa, a capacidade de planejar também deve subir de patamar, ou seja, com o processo de profissionalização e elevação do nível de gestão, a cultura organizacional vai aumentando a sua capacidade não só de planejar o dia a dia ou a semana e o mês (curto prazo) mas ampliar a sua capacidade de planejar para o trimestre e para o ano (médio prazo).

Finalmente, depois de muito exercitar a atividade de planejar, a empresa passa a estar apta a executar uma rotina de planejamento estratégico (longo prazo, acima de 1 ano). 

Esse processo de amadurecimento orgânico da capacidade de planejamento, acaba acontecendo com boa parte das empresas familiares, mas teoricamente o ideal seria que a empresa já fosse criada exercitando a sua capacidade de planejar a longo, médio e curto prazos.

Se você não consegue executar um planejamento que contribui para os resultados da sua empresa, chegou a hora de buscar apoio de uma empresa de consultoria de gestão para empresas familiares.

 

6. Quando me dou conta o que ficou definido já mudou ou perdeu

Toda delegação ou definição, assim como os principais processos da empresa, necessitam de uma sistemática de monitoramento e avaliação. Caso esses mecanismos não existam ou sejam frágeis na sua empresa, você terá sempre a sensação que com o tempo as pessoas deixam de cumprir o que ficou estabelecido ou tudo cai no esquecimento com o tempo. Muitas vezes esse sintoma é agravado pela quantidade de incêndios que ocorrem no dia a dia que tomam toda atenção tirando o foco das definições já estabelecidas anteriormente. 

Neste contexto, as reuniões de gestão são ferramentas fundamentais para garantir o monitoramento e avaliação dos processos bem como o acompanhamento das delegações e ações definidas. Somente com as famosas reuniões gerenciais sendo executadas de forma adequadas e cumpridas religiosamente, que será possível complementar o método PDCA de gestão e garantir com que as definições não caiam no esquecimento.

Se você não consegue estabelecer rotinas de reuniões produtivas de monitoramento e acompanhamento na sua empresa, chegou a hora de buscar apoio de uma empresa de consultoria de gestão empresarial.

 

Considerações finais

A VBMC Consultores é uma empresa de consultoria empresarial que se tornou especialista em consultoria de gestão de empresas familiares devido justamente a grande concentração de clientes deste tipo ao longo dos anos de serviços prestados. Nossos projetos e soluções, foram se moldando para atender às necessidades deste grupo de empresas que demandam alguns pontos peculiares.

Se você se sente pronto para iniciar essa jornada de elevação do nível de gestão da sua empresa, se aprofunde no tema, estude e querendo conhecer mais sobre gestão de empresas familiares entre em contato conosco.

– Leia também: 8 problemas que ameaçam as empresas familiares

 

Autor: Rodrigo de Paula | Sócio da VBMC Consultores

 

Compartilhar: