10 passos de um projeto de consultoria empresarial

 

Introdução

O conceito e a atuação de uma empresa de consultoria empresarial são muito amplos. O professor, doutor e consultor Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira, criador do componente curricular de consultoria empresarial nos cursos de graduação em administração da FEA/USP, define consultoria empresarial como “um processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto o controle direto da situação.”

Em projetos de consultoria de gestão empresarial, as empresas clientes normalmente passam por mudanças de processos operacionais e de gestão, atreladas a programas de capacitação que promovem profundas transformações culturais e organizacionais.  

Percebemos ao longo da nossa trajetória que muitas empresas que ainda não tiveram a oportunidade de trabalhar com consultorias de gestão empresarial, possuem muitas dúvidas de como é a mecânica de trabalho desse tipo de projeto.

O objetivo deste artigo é apresentar, de forma muito sucinta ao empresário, como é a “mecânica” de um projeto de consultoria empresarial na VBMC Consultores.

 

O diagnóstico empresarial 

 

1. Levantamentos iniciais 

Precisamos nos conhecer – para que possamos identificar as oportunidades de melhoria nos clientes, é necessário um diagnóstico empresarial. Originalmente utilizado no campo da medicina e biologia, diagnóstico tem origem na palavra grega diagnōstikós que significa ser capaz de distinguir, de discernir.

A expressão “diagnosticar” tem um significado afirmativo e de ação. Todavia, o processo de diagnosticar não é uma solução, significa a vantagem de ficar informado, para que de forma objetiva, se tome decisões sobre como e quando se deve atuar sobre eventuais problemas.

Assim, a conclusão do processo de diagnosticar resulta invariavelmente num mapeamento, uma radiografia da situação atual, onde se evidencia em geral ou em partes específicas, os pontos fortes e fracos da organização.

Nesta etapa, são feitos estudos de área, levantamentos de processos operacionais e de gestão, entrevistas pessoais, análises do histórico de performance, entre outras análises.

 

2. Potenciais de resultados

De onde virão os resultados do projeto – o diagnóstico pode ser de natureza global “wall-to-wall” ou apenas dirigido a áreas específicas, com objetivos pré-definidos. Contudo, dependendo da natureza dos problemas e prioridades da empresa cliente, poderá ter uma amplitude e profundidade desenhada para a situação.

Somos plenamente conscientes que os nossos projetos de consultoria empresarial são investimentos prioritários, pois eles visam fortes mudanças, evolução organizacional e retorno substancial do investimento.

Portanto, desde o período de diagnóstico, que leva normalmente entre 1 e 5 semanas, nossas equipes de consultores identificarão os potenciais de resultados que um projeto de consultoria poderá gerar na empresa cliente.

 

3. Proposta de projeto

Como trabalharemos – na grande maioria das situações, somente após a análise diagnóstica, é possível desenvolver a proposta de projeto de consultoria, com escopo e cronograma definidos, em sintonia com as necessidades e potenciais de resultados da empresa cliente.

 

O projeto de consultoria empresarial

 

4. Desenvolvimento

Sabemos ouvir – o projeto de consultoria empresarial será subdivido em programas que possuem etapas de desenvolvimento, onde os consultores mapearão em profundidade a situação atual e farão o desenvolvimento das propostas de ações de melhoria.

Nesta etapa são desenvolvidos frameworks como sistemas conceituais de gestão ou fluxogramas de processos operacionais que representam graficamente os objetivos de implantação para cada programa do projeto. Todos são desenvolvidos em conjunto com os responsáveis das áreas e validados antes de qualquer implantação.

 

5. Implantação

Fazemos juntos – um dos maiores desafios de um projeto de consultoria empresarial é a efetiva implantação das soluções apresentadas.

Para que as ações de melhorias sejam implantadas é fundamental que os envolvidos sejam devidamente treinados e entendam as verdadeiras vantagens da mudança.

Portanto, é vital o comprometimento da alta administração, um bom processo de treinamento e constante monitoramento com ajustes práticos. Essa responsabilidade deve ser abraçada através da atuação conjunta da empresa de consultoria com os gestores do cliente.

 

6. Consolidação

Permanecemos próximos – após a implantação, ainda são necessários cuidados para que não haja um retrocesso, portanto permanecemos próximos até que as mudanças sejam consolidadas.

 

7.  Acompanhamento

Nos afastamos gradativamente – as mudanças e os resultados precisam permanecer mesmo sem a nossa presença. Uma saída gradativa possibilita aos envolvidos a percepção exata do nível necessário de comprometimento.

 

A gestão do projeto

Nos últimos 30 anos, o tema gestão de projetos tomou notoriedade através do guia PMBOK® que se tornou referência mundial em gestão de projetos. A partir da 5ª edição, as metodologias ágeis influenciaram o PMBOK® que passou a indicar também para cada área de conhecimento abordagens ágeis.

Leia também: Gestão de Projetos: metodologias tradicionais e ágeis.

Atentos a este ambiente de transformação constante, mantemos a nossa metodologia de gestão de projetos como um pilar importante para a garantia dos resultados dos projetos.

 

8. Escopo e cronograma

Nossos projetos possuem escopo previamente definidos com respectivo cronograma de implantação que são sistematicamente monitorados juntamente com a empresa cliente.

 

9. Resultado do projeto

Desde o diagnóstico, são definidos indicadores de desempenho (KPIs do projeto), que são monitorados e acompanhados sistematicamente em conjunto com a empresa cliente.

 

10. Reuniões de progresso

Cliente e consultoria, formalmente acompanham e co-gerenciam o projeto, com referência ao cronograma, participação das equipes, detalhamento das propostas, dificuldades encontradas e avaliação de resultados.

Formalizar o processo de comunicação entre a empresa cliente e consultoria proporciona um ambiente produtivo e organizado.

 

Considerações finais

Em um processo de seleção de empresas de consultoria, esteja atento, pergunte e perceba se a empresa possui de fato uma metodologia consolidada. Com uma metodologia bem estabelecida e consolidada a equipe estará focada na obtenção dos resultados ao cliente.

Uma empresa de consultoria empresarial pode potencializar o sucesso da sua empresa.

Se você está pensando em contratar um serviço de consultoria empresarial, leia também os artigos:

 

Autor: Rodrigo de Paula | Sócio da VBMC Consultores

 

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