Consultoria empresarial: o que é, quais os tipos e os formatos de interação com a empresa-cliente

 

Introdução

O mercado de consultoria empresarial é um dos segmentos de prestação de serviços que mais cresce no mundo. O professor, doutor e consultor Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira, criador do componente curricular consultoria empresarial nos cursos de graduação em administração da FEA/USP, afirma que o faturamento mundial estimado em serviços prestados de consultoria empresarial em 1970 era de US$ 1 bilhão e a previsão para 2020 é de US$130 bilhões.

Atualmente, as empresas procuram cada vez mais os serviços de consultoria empresarial para buscarem vantagens competitivas no mercado onde atuam. Esse processo evolutivo de gestão das empresas é necessário para que elas possam enfrentar a concorrência e se prepararem para a perpetuação nesse mercado cada vez mais globalizado.

Portanto, com o objetivo de contribuir com empresas que estão pensando em contratar serviços de consultoria, esse artigo traz a definição, os tipos de consultorias existentes e os formatos de interação com a empresa-cliente.

 

O que é consultoria empresarial?

Para iniciar o entendimento sobre o trabalho de consultoria empresarial, uma boa analogia é o exercício da medicina. O médico consulta o corpo, observa indícios, faz um diagnóstico, quase sempre ajudado por análises e exames, prescreve uma terapia e faz um acompanhamento.

O consultor empresarial faz algo muito similar, só que em vez de lidar com o corpo humano, ele lida com a empresa e os indivíduos que a integram.

O professor Djalma de Oliveira define consultoria empresarial como um processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, que assume a responsabilidade de auxiliar as pessoas nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto o controle direto da situação.

Detalhando um pouco mais esta definição:

O processo interativo é um projeto estruturado de atividades planejadas com sequência lógica para atingirem os resultados e as necessidades do cliente.

O agente de mudanças externo é a equipe de consultores que atua na empresa-cliente e deve ser capaz de:

  • Gerar resultados
  • Desenvolver competências na equipe do cliente
  • Implantar metodologias e técnicas adequadas aos processos do cliente
  • Contribuir na tomada de decisão
  • Construir comportamentos adequados a partir do exemplo
  • Gerenciar um processo de mudança e transformação organizacional

 

Quais os tipos de consultorias empresariais?

Com a alta proliferação de empresas de consultoria e consultores autônomos, somado a elevada amplitude de atuação e de serviços oferecidos, fica bem complexa a definição de diferentes tipos de consultorias.

Preferimos então classificar as consultorias diferenciando-as por “como” são oferecidos os serviços e não pelo “o que” é oferecido.

Por esse critério, podemos classificar as empresas de consultorias de maneira genérica em consultoria de pacote ou consultoria artesanal.

 

Consultoria de pacote

São pacotes de serviços com baixíssimo nível de customização e adequação para a realidade do cliente, que são implantados com maior rapidez e menor custo. Normalmente não são realizados diagnósticos mais profundos para execução destes serviços.

Na década de 1960, quando a atividade de consultoria começou a se fortalecer no Brasil, muitas empresas multinacionais de auditorias, oportunamente quiseram extrapolar as atividades dos auditores (que não eram consultores) para o segmento de consultoria empresarial por meio de “pacotes” de estruturas metodológicas e técnicas de gestão, quase nada “tropicalizadas” e muito menos adequadas à realidade do cliente.

Hoje em dia, empresas com este tipo exclusivo de serviços de consultoria parecem estar em queda, exceto em segmentos específicos como de sistemas informatizados.

Os serviços de consultoria de pacote podem sim ser aplicados em algumas situações pontuais nas empresas, devido à sua maior rapidez e menor custo de implantação.

Trata-se de um formato bem vindo para pequenos trabalhos, de menor abrangência, em áreas específicas, onde a empresa-cliente tem a oportunidade de iniciar um relacionamento com a empresa de consultoria. Exemplos: aplicação de pesquisas, programas de treinamento, desenvolvimento de ferramentas de gestão (relatórios financeiros), redesenho de processos específicos etc.

Porém, deve-se levar em consideração que serviços de consultoria de pacote não se preocupam com o processo de gestão da mudança, até porque os períodos de trabalho são mais curtos e não há processo de mudança e transformação eficaz em curto espaço de tempo.

Além disso, o potencial de geração de resultados para o tipo de consultoria de pacotes normalmente é bem inferior ao da consultoria artesanal.

 

Consultoria artesanal

São projetos de consultoria com foco em resultados operacionais e transformação organizacional, planejados e desenvolvidos posteriormente a um diagnóstico empresarial e que buscam atender as necessidades específicas da cultura organizacional, processos e equipe da empresa-cliente.

As metodologias, as técnicas, a tecnologia de gestão e a vivência da empresa de consultoria são adaptadas à realidade do cliente e delineadas juntamente com os executivos e demais profissionais da empresa-cliente.

São projetos mais “parrudos” e abrangentes que sempre envolvem a alta administração da empresa e devem contemplar o processo de transformação organizacional por meio da gestão da mudança.

 

Formatos de interação com as empresas

Denominamos neste artigo como projeto de consultoria o formato convencional de interação entre empresa de consultoria empresarial com a empresa-cliente. Nesse formato, o papel da empresa de consultoria é contribuir com a geração de resultados e no desenvolvimento organizacional por meio de formulações estratégicas, aprimoramento de processos, desenvolvimento de competências e implantação de sistemáticas de gestão empresarial, que são delineados e executados conjuntamente com os executivos da empresa-cliente.

No entanto, existem no mercado outros formatos de interações. Alguns formatos inclusive podem estar incorporados ou não no projeto de consultoria convencional. São eles:

 

Consultoria executiva (ou terceirização da gestão)

Neste caso um consultor profissional representante da empresa de consultoria empresarial ou consultor autônomo assume, por um período predeterminado ou não, o papel de executivo da empresa-cliente. Esses profissionais também são denominados executivos interinos (Interin manager), um modelo norte americano e europeu que tem sido muito aplicado no Brasil.

 

Consultor conselheiro externo

Tanto em conselhos consultivos como de administração, a diversificação dos profissionais é de suma importância para que todos os campos de gestão estejam bem amparados. Neste contexto é muito comum que consultores membros de consultorias empresariais ou autônomos, sejam convidados a fazerem parte de conselhos como conselheiros externos de empresas-clientes.

 

Terceirização de áreas ou setores

Apropriação de uma área ou setor da empresa-cliente pela consultoria empresarial, alocando recursos humanos e desenvolvendo o modelo de atuação segundo o pensamento e as políticas direcionadas pela alta direção da empresa-cliente. Desenvolvimento e aplicação de toda tecnologia e experiência da consultoria empresarial na área de conhecimento. Este formato de interação, também conhecido pela sigla BPO (Business Process Outsourcing) tem se expandido nos últimos anos muito além da terceirização de serviços como portaria, limpeza e segurança. Hoje em dia, muitas empresas buscam o BPO nas áreas financeiras, tecnologia, gestão de pessoas, logística entre outras.

 

Consultoria de risco

Consultorias de risco são atuações de busca exclusiva de resultados financeiros (exemplo: créditos fiscais) cuja remuneração está exclusivamente e diretamente relacionadas aos resultados obtidos.

 

Assessoria

Atividade de auxílio a empresa-cliente, em assuntos gerais ou específicos (jurídicos, fiscais, relações públicas etc.) que não necessariamente está atrelado a um projeto específico ou atingimento de resultados. Assessoria foge do foco da consultoria empresarial devido à característica de abordagem mais ampla, não necessariamente com foco estabelecido e resultados avaliados.

 

Auditoria

Análise de diversos elementos contábeis ou processuais, verificando a exatidão e fidelidade dos procedimentos, demonstrações e relatórios, de acordo com os princípios estabelecidos por lei ou por políticas e procedimentos internos da empresa. Por questões éticas ligadas à conflitos de interesses, empresas de consultoria empresarial não devem realizar auditorias formais nas empresas. Exceção feita a processos de auditorias internas desenvolvidos como rotinas de gestão para melhoria contínua de processos.

 

Treinamentos

Treinamento corporativo é o processo de aprendizagem aplicado de forma sistemática e planejada, visando a capacitação de colaboradores e executivos por meio do desenvolvimento ou do aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes. Os treinamentos normalmente fazem parte dos projetos de consultoria empresarial responsáveis pelo pilar de desenvolvimento de competências.

 

Palestras

Importante diferenciar as palestras dos programas de treinamentos. A palestra é a apresentação genérica de um assunto, a uma plateia normalmente heterogênea quanto aos seus interesses e atribuições na empresa-cliente e não se trata de um processo de aprendizagem como os programas de treinamentos corporativos. Palestras devem ser utilizadas em projetos de consultoria somente com caráter: informativo, inspiracional ou de entretenimento.

 

Pesquisas

 As pesquisas são instrumentos de investigação das condições de diversos fatores de mercado e no modelo de gestão da empresa. As pesquisas, principalmente as de mercado, são muito utilizadas em diagnósticos e, assim como os treinamentos, se enquadram perfeitamente no escopo dos projetos de consultoria empresarial, representando base de sustentação do processo decisório tanto do projeto de consultoria como da empresa-cliente.

 

Coaching

 Atividade de consultoria e aconselhamento em uma abordagem confidencial, entre consultor e o coachee (executivo que está sendo treinado), visando seu desenvolvimento pessoal e, principalmente, profissional em resultados previamente negociados e estabelecidos. Programas de coaching podem ou não fazer parte de projetos de consultoria e normalmente são conduzidos por consultores especialistas e apartados do projeto de consultoria devido à questão da confidencialidade.

 

Mentoring

 Atividade orientativa, sistemática ou não, na qual o mentor, com base em suas experiências e maturidade (profissional e pessoal) apresenta maneiras de atuação e de elaboração de trabalhos, facilitando, estimulando e acompanhando o desenvolvimento de um indivíduo ou de uma equipe. Comumente, a atividade de mentoring não sistematizada acaba sendo executada naturalmente durante um projeto de consultoria, predominantemente pela equipe de consultores mais experientes.

 

Counseling

 Atividade de aconselhamento direto e pessoal, visando atender a uma necessidade específica e momentânea. Tem característica mais informal, podendo ser um simples “bate-papo”, onde há uma orientação técnica ou profissional. A interação em formato de counseling acaba sendo uma premissa dos consultores da equipe do projeto de consultoria, portanto praticada naturalmente com todos os envolvidos da empresa-cliente.

 

Considerações finais

Uma empresa de consultoria empresarial pode sim potencializar o sucesso da sua empresa.

Tenha em mente que você pode saber o que quer (são os seus desejos), mas nem sempre você tem a clara visão do que você precisa (as suas necessidades). Estreitar essa diferença entre o que você deseja e o que você precisa é um dos valores agregados de uma empresa de consultoria empresarial.

Não contrate um serviço de consultoria empresarial antes de ler o artigo: os 8 cuidados ao contratar uma empresa de consultoria empresarial.

 

Autor: Rodrigo de Paula | Sócio da VBMC Consultores

 

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