Conheça os 6 principais indicadores de lucratividade e rentabilidade

 

Introdução

Conforme descrito no livro Contabilidade Gerencial: ferramentas para melhoria de desempenho empresarial, de José Carlos Oyadomari e outros autores, “indicadores são utilizados como parte do sistema de controle gerencial para influenciar os comportamentos dos colaboradores”.

Uma empresa monitora o seu desempenho, avaliando se os resultados realizados estão melhores ou piores em relação a algum parâmetro.

Normalmente as empresas utilizam a comparação dos resultados realizados com períodos anteriores ou, quando há um sistema orçamentário implantado, também se consideram os parâmetros orçados. Essa postura de buscar a evolução comparando os resultados realizados com os resultados anteriores ou orçados está baseada em uma máxima de melhoria contínua.

Indicadores básicos como esses que estamos apresentando nesta série de artigos sobre indicadores financeiros, possibilitam a comparação não só baseada na máxima de melhoria contínua, mas também uma avaliação comparativa com os concorrentes, já que são indicadores consagrados e disponíveis para que os gestores possam verificar a quantas anda o seu desempenho em relação aos seus concorrentes.

Este artigo tem por objetivo apresentar resumidamente os indicadores de lucratividade e rentabilidade, que sem dúvida são os mais utilizados pelos gestores das empresas. Eles demonstram a situação econômica da empresa e a eficácia da operação.

 

Resgatando conceitos

Antes de apresentarmos os indicadores de lucratividade e rentabilidade, será necessário resgatarmos alguns conceitos importantes e alinharmos o que está sendo considerado neste artigo:

  • Patrimônio líquido – são os valores que os sócios possuem na empresa. Em um balanço patrimonial (BP), o patrimônio líquido (PL) é a diferença entre o valor total dos ativos e o valor total dos passivos em um determinado período. O PL é formado principalmente pelo capital social (investimento feito pelos sócios), por eventuais reservas de capital e pelo lucro (não distribuído) durante um determinado período;
  • Ativo circulante – são bens disponíveis ou a receber no curto prazo, que se referem a estoques de matéria-prima e produto acabado, contas a receber de clientes de curto prazo (inferior a 1 ano), saldo em caixa (disponível), aplicações com liquidez inferior a 1 ano etc.
  • Ativo não circulante – são bens que só poderão ser transformados em dinheiro em longo prazo (superior a 1 ano). Exemplos de ativo não circulante: máquinas e equipamentos, bens intangíveis da empresa (marcas, direitos autorais, patentes etc.) imóveis da empresa, investimentos, aplicações com retorno de longo prazo, participação em ações de outras empresas etc.
  • Ativo total – ativo circulante + ativo não circulante;
  • Lucro líquido – é o lucro após dedução de todos os custos e despesas operacionais, impostos sobre vendas e sobre lucro, despesas e receitas financeiras, perdas e ganhos;
  • Receita líquida de vendas – é o volume em real gerado pelas vendas da empresa, após os descontos dos impostos sobre vendas, devoluções e descontos concedidos.

 

Indicadores de lucratividade

De modo geral, no senso comum existe uma confusão entre lucratividade e rentabilidade. Neste artigo, fizemos questão de separar indicadores que demonstram a lucratividade dos indicadores que demonstram a rentabilidade da empresa.

É muito comum escutarmos: “estou lucrando apenas 2% da minha receita mensal, desse jeito é melhor eu deixar o meu dinheiro aplicado”. Nesta frase, existe uma confusão de conceitos, pois os 2% que o empresário se refere é a margem de lucro líquida, calculada sobre a receita líquida de vendas de um período, portanto um indicador de lucratividade. Já o rendimento de uma aplicação utiliza o conceito de rentabilidade, que considera o lucro sobre o capital investido.

Portanto, para fazer essa comparação, o empresário deveria comparar o ROE (retorno sobre o capital investido – que apresentaremos mais adiante) da sua empresa com o lucro da sua aplicação e não a margem de lucro líquida de 2% no exemplo. 

Vale ressaltar que os indicadores de lucratividade que serão apresentados nesse artigo são gerados de informações contidas no DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), portanto construído sobre o regime de competência, onde as receitas e as despesas são atribuídas aos períodos, de acordo com a data do fato gerador e não quando são recebidos ou pagos.

 

1. Margem de lucro líquido

A margem de lucro líquido é um indicador de eficácia da operação da empresa, que demonstra quantos % de cada real vendido restaram, após a dedução de todos os custos e despesas operacionais, impostos sobre vendas e sobre lucro, despesas e receitas financeiras, perdas e ganhos.

 

No contexto gerencial, muitas empresas excluem do lucro líquido despesas não recorrentes a fim de poder demonstrar uma evolução da margem ao longo de um determinado período, criando períodos base para facilitar a análise de desempenho operacional e tomada de ações.

 

2. Margem de lucro bruto

A margem de lucro bruto também é um indicador de eficácia operacional, porém com o foco em demonstrar a competência da empresa em desenvolver seus produtos e processos produtivos, definir o mix de produtos e a qualidade da sua venda.

O lucro bruto também tem origem no DRE e traz o resultado após dedução dos impostos sobre vendas, devoluções, descontos concedidos e todos os custos. O lucro bruto não leva em consideração as despesas operacionais, Vale ressaltar o cuidado que se deve ter entre a distinção de custos e despesas, pois muitas vezes é uma questão sutil de interpretação e pode interferir significativamente neste indicador.

 

3. Margem EBITDA

O EBITDA, acrônimo do termo em inglês “Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization” ou em português LAJITA, demonstra o “lucro antes dos juros, imposto de renda, depreciação e amortização”.

O EBITDA também tem origem no DRE e é muito utilizado para demonstrar a capacidade de geração de caixa de natureza especificamente operacional. Diferentemente do lucro líquido, o EBITDA leva em consideração apenas o que é gerenciado no período de análise, desconsiderando decisões de investimento e financiamentos feitas no passado.

Apesar do EBITDA ser normatizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), no contexto gerencial as empresas costumam utilizar o EBITDA ajustado de acordo com peculiaridades da operação a fim de facilitar a análise para tomada de decisão.

O EBITDA não é aplicável em empresas que possuem despesas financeiras como atividades-fim, a exemplo de instituições financeiras e de seguros.

A margem EBITDA é um indicador de eficácia operacional que utiliza como base o EBITDA.

 

 

4. Margem EBITD

O EBIT, acrônimo do termo em inglês “Earnings before interest, taxes”, demonstra o “lucro antes dos juros e imposto de renda”, ou seja, o EBIT leva em consideração as depreciações e amortizações.

O EBIT deve ser utilizado quando as depreciações e amortizações são de natureza operacional e atribuíveis aos gestores atuais que utilizam desses ativos.

A margem EBIT é um indicador de eficácia operacional que utiliza como base o EBIT:

 

Indicadores de rentabilidade

Se os indicadores de lucratividade trazem o potencial da empresa em gerar resultados operacionais, os indicadores de rentabilidade trazem o retorno da operação da empresa sobre o investimento.

A rentabilidade de uma empresa é normalmente calculada de 2 formas:

  • ROI que é o acrônimo do termo em inglês “Return on Investiment” e significa retorno sobre o investimento da empresa.
  • ROE que é o acrônimo do termo em inglês “Return on Equity” e significa retorno sobre o capital investido pelos sócios.

 

5. Retorno sobre o investimento (ROI)

O ROI apresenta o retorno (lucro) sobre o investimento do ponto de vista da empresa, ou seja, o quanto a empresa ganha para cada real investido. 

Assim como os demais indicadores, o ROI não deve ser avaliado isoladamente. Vale como ponto de atenção iniciativas equivocadas dos gestores de aumentar o ROI através da redução de parte do ativo, como os investimentos de longo prazo, que podem ser vitais para a perpetuação da empresa como programas de capacitação da liderança, entre outros.

 No âmbito gerencial, ajustes no ROI podem e devem ser feitos visando a facilidade da análise e tomada de decisão. É muito comum algumas empresas desprezarem do ativo total os imobilizados que ainda não entraram em operação, por exemplo.

 

6. Retorno sobre o capital investido (ROE)

O ROE apresenta o retorno (lucro) sobre o investimento do ponto de vista dos sócios da empresa, ou seja, o quanto os proprietários ganham a cada real investido no negócio.

O ROE pode ser utilizado para comparar a rentabilidade de outro investimento em condições similares de risco. Se o ROE de um negócio qualquer está em 0,25, significa que a cada R$1 investido pelos sócios há um retorno de R$0,25.

Agora que você já conhece os indicadores de lucratividade e rentabilidade, leia também nossos artigos sobre indicadores de liquidez e indicadores de endividamento.

 

Autor: Rodrigo de Paula | Sócio da VBMC Consultores

 

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