Cliente
A Small Batches, detentora da marca APTK Spirits, é uma empresa do segmento de bebidas que se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos. Uma empresa de alma paulistana que oferece coquetelaria de qualidade para cada vez mais pessoas, seja através de seus coquetéis clássicos e autorais prontos para serem servidos, seja com a linha de bases para coquetelaria, como gin, vermutes, amaros e licores.

Diagnóstico APTK Spirits: eficiência, estratégia e crescimento
Desafio
O objetivo principal do diagnóstico empresarial conduzido pela VBMC na APTK Spirits foi avaliar a eficiência e o alinhamento estratégico de suas unidades de negócio. Isso incluiu uma análise aprofundada de seus processos operacionais, desempenho individual das unidades, estrutura organizacional, estratégias de mercado e identificação de potenciais oportunidades de crescimento.
Solução
O Diagnóstico foi realizado durante aproximadamente 5 semanas com 6 consultores e 3 sócios da VBMC envolvidos, foram realizadas 26 entrevistas com equipe, sócios e franqueados, 6 inventários acompanhados e analisados, 14 bases de dados foram tratadas e analisadas, 11 processos levantados e analisados, realizada Pesquisa de clima com 73 pessoas, realizado Acompanhamento de 3 vendedores em campo, Acompanhamento de 9 reuniões internas, Cliente Oculto em 2 lojas e Concorrentes e Pesquisa com 30 clientes.
Resultados Alcançados
O Diagnóstico foi apresentado aos sócios e investidores da APTK Spirits em uma reunião de aproximadamente 4 horas. Com as análises realizadas no Diagnóstico, foi possível apresentar soluções que visam otimizar a gestão e o desempenho da empresa, transformando-a em uma organização mais eficiente, estratégica e preparada para o crescimento sustentável. As frentes de trabalho, propostas foram:
Governança: Implementação de um Conselho de Administração com missões e atribuições bem definidas, além de comitês técnicos para auxiliar na tomada de decisões estratégicas.
Controladoria: Análise e revisão dos processos financeiros aprimoramento de ferramentas de DRE/DFC, peça orçamentária e relatórios de KPIs para o Conselho e os Comitês.
Formulação Estratégica: Desenvolvimento de um plano de negócios robusto, abrangendo desde a definição da marca e dos produtos até a estrutura operacional e as projeções financeiras.
Gestão Executiva: Implementação de um modelo de gestão por área (PDCA), com indicadores e metas específicas, apoiado por um sistema informatizado.
Gestão Logística: Otimização da gestão de estoques e compras, com análise e desenvolvimento de fornecedores, planejamento comercial integrado e controle da movimentação de estoque.
Gestão Comercial: Implementação de estratégias de vendas B2B e para lojas físicas, com análise de margem e volume de contribuição, definição de políticas comerciais e estruturação das equipes.
Gestão do Marketing: Desenvolvimento de uma estratégia de marketing, com planejamento de verbas, campanhas e eventos, além do desenvolvimento do trade e de um plano de lançamentos de produtos.