As 5 metodologias de gestão mais utilizadas para construção de estratégias nas empresas

Ao longo dos anos vão surgindo denominações comerciais que são chamadas ora modelos ou metodologias de gestão ora técnicas ou tecnologias de gestão.

Normalmente são metodologias que se originaram de necessidades práticas para a solução de algum problema pontual e específico e acabaram tornando-se famosas, porém possuem um foco para o qual foram desenvolvidas e normalmente não são “universais”, ou seja, não são aplicáveis a qualquer situação. Portanto cabe ao gestor entender a origem, aderência e aplicabilidade de cada metodologia à realidade da sua empresa.

Desde 1949 quando a DuPont foi vanguardista em criar um Plano Estratégico Corporativo para delinear a sua atuação no mercado, diversas metodologias vêm sendo utilizadas na concepção da estratégia nas organizações.

Em tempos de transformação digital acelerada pela pandemia do COVID 19, muitas empresas revisitam ou constroem o seu posicionamento estratégico de mercado.

Neste sentido, este artigo tem por objetivo apresentar conteúdos introdutórios sobre algumas metodologias consagradas e muito utilizadas na construção de estratégias, planos estratégicos e diretrizes da alta administração nas empresas.

 

Método gerencial x Metodologia de gestão

É necessário, inicialmente, distinguir o conceito de método gerencial do que estamos denominando neste artigo como metodologias de gestão.

Método é a soma das palavras gregas meta (resultado a ser atingido) e hódos (caminho). Portanto método é o caminho para o resultado.

A VBMC Consultores é uma  empresa de consultoria empresarial que utiliza exclusivamente o método gerencial PDCA (Plan-Do-Check-Action), muitas vezes tratado por PERA (por mera tradução) e permeia todas as soluções gerenciais desenvolvidas para os nossos clientes.

Ou seja, as metodologias de gestão estão inseridas no método. Na VBMC Consultores os sistemas de gestão desenvolvidos aos nossos clientes são conjuntos de ações interligadas de tal maneira que os resultados sejam atingidos, eles têm como pilar o PDCA e utilizam-se de técnicas que estamos denominando neste artigo de metodologias de gestão.

Como já descrito anteriormente cada metodologia teve origem na solução de um problema específico, portanto é importante ressaltar que nenhuma metodologia de gestão a seguir abrangerá todo processo de construção da estratégia corporativa, muito pelo contrário, é muito comum inclusive mais de uma metodologia ser utilizada no mesmo processo estratégico.

A seguir descrevemos sucintamente algumas metodologias consagradas e muito utilizadas para a construção de estratégias nas empresas. Confira!

 

As 5 principais metodologias de gestão

 

1. Análise SWOT

Uma empresa que está em um processo de formulação estratégica, em algum momento, avalia seus pontos fortes e fracos.

A análise SWOT combina esses pontos fortes e fracos do ambiente interno com o levantamento das oportunidades e ameaças do ambiente externo.

Esta metodologia conduz os envolvidos a estabelecerem a posição da empresa à luz das suas Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), dando origem ao acrônimo das iniciais em inglês SWOT.

 

2. CANVAS

O foco do CANVAS está na construção e reflexão do modelo de negócio da organização como parte da formulação estratégica da empresa, seja ela uma startup ou uma gigante centenária.

O CANVAS é relativamente novo e surgiu como mais uma das metodologias de gestão em 2010, após a aplicação prática de um modelo defendido na tese de doutorado do consultor suíço chamado Alexander Osterwalder.

A proposta desta metodologia é promover um formato de modelo de negócios que todos compreendam: de fácil descrição, com forte apelo visual e que facilite a discussão e reflexão em grupo.

A metodologia é composta por nove componentes: segmentos de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receitas, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais e estrutura de custo.

 

3. Balanced Scorecard (BSC)

Em uma palestra sobre Balanced Scorecard (BSC) ministrada por Robert Kaplan no HSM – Expo Management de 2006 onde tivemos a oportunidade de estar presentes, Kaplan define BSC como:

“[…] uma ferramenta de gestão estratégica que visa “esclarecer e traduzir a visão e a estratégia; comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas; planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas; e melhorar o feedback e o aprendizado estratégico”

O BSC surge na década de 90 para suprir uma grande dificuldade que vêm desde os primeiros movimentos estratégicos nas organizações, implantar e avaliar de fato a efetividade do plano e indicadores estratégicos.

O BSC propõe a criação de valor aos sócios e clientes por quatro perspectivas: financeira, do cliente, do processo e da aprendizagem e crescimento.

 

4. 5 forças de Porter

A metodologia das 5 forças de Porter é uma análise competitiva muito utilizada em conjunto com a análise SWOT para contribuir no levantamento das oportunidades e ameaças do ambiente externo.

Esta análise conduz a reflexão das relações e das dinâmicas de um setor para que uma empresa tome as decisões estratégicas a respeito do seu posicionamento.

Esta análise permite a organização identificar cinco forças competitivas fundamentais que determinam a atratividade relativa de um setor: novos entrantes; poder de barganha dos compradores, poder de barganha dos fornecedores, ameaça de bens ou serviços substitutos e rivalidade entre os competidores.

 

5. Gerenciamento pelas Diretrizes (GDP)

Construir um Plano Estratégico significa um grande desafio, colocá-lo em prática exige ainda mais empenho da alta administração e toda a cadeia de liderança.

O Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD) surge como uma das metodologias de gestão e promove o desenvolvimento de um sistema que desdobra as diretrizes estratégicas em metas alcançáveis a todos os colaboradores.

A nomenclatura Gerenciamento pelas Diretrizes (GDP) foi disseminada no Brasil pelo autor e consultor de gestão Vicente Falconi, que escreveu o livro Gerenciamento pelas Diretrizes que está na 5ª edição de 2013.

Na VBMC Consultores utilizamos a nomenclatura Gestão Executiva para denominar o desenvolvimento de sistemas de gestão que desdobram macro indicadores estratégicos aos demais níveis: tático e operacional, portanto uma metodologia muito similar à GDP.

 

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Autor: Rodrigo de Paula | Sócio da VBMC Consultores

 

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