Gestão empresarial: conceitos básicos

 

Introdução

Boa parte da base intelectual dos conceitos apresentados neste artigo sobre gestão empresarial veio dos estudos de Walter Andrew Shewhart sobre controles estatísticos de processo, ainda na década de 1930, que foi popularizado mais tarde por William Edwards Deming, cujo trabalho influenciou diretamente o movimento da qualidade da indústria japonesa no século XX.

Esse movimento trouxe máximas aplicáveis até os dias de hoje: 

  • Os processos devem ser verdadeiramente gerenciados; 
  • A importância de criar indicadores de desempenho para monitorar se um processo está indo bem ou não; 
  • O foco sobre dados concretos (quantitativos) e não sobre o “achismo” e opiniões; 
  • A importância de se encontrar e tratar as verdadeiras causas dos problemas; 
  • O conceito de atribuir a culpa ao processo e não às pessoas; 
  • O princípio de melhoria contínua. 

Os trabalhos de Deming somados aos estudos de Shigeo Shingo e Taiichi Ohno, que já estavam trabalhando para aprimorar a qualidade da produção japonesa antes mesmo da guerra, deram origem ao famoso Sistema Toyota de Produção e ao Lean Manufacturing.

O setor da indústria automotiva japonês aplicou com muita disciplina (característica cultural dos japoneses), os conceitos apresentados por Deming, curiosamente, guru da qualidade enviado pelo governo americano ao Japão, após a Segunda Guerra Mundial. 

Esse movimento fez com que as empresas americanas, na década de 1980, perdessem significativa participação no mercado automotivo americano para as automotivas japonesas.

No Brasil, já na década de 1990, Vicente Falconi se tornou um dos maiores propagadores dos conceitos de gestão oriundos da “escola japonesa” da qualidade. Em seu livro O Verdadeiro Poder, Falconi deixa registrado um grande legado para a gestão empresarial no país. 

Outras origens intelectuais vieram de nomes como Geary Rummler, que reforçou a visão sistêmica das organizações, enfatizou muito a utilização de diagramas organizacionais e fluxogramas de processo, associado à ênfase na gestão do desempenho dos colaboradores.

Outros nomes como Michael Porter com a teoria de Cadeias de Valor e a metodologia Balanced Scorecard, de Robert Kaplan e David Norton, também exercem forte influência nas práticas de gestão empresarial no dia a dia das empresas.

 

O que é gestão empresarial? 

Existem várias definições sobre gestão, das mais complexas às mais simples como a de Falconi, que afirma que “gestão é solução de problemas para atingir objetivos”.

Porém, quando utilizamos o termo Gestão Empresarial, o conceito ganha uma conotação mais ampla e vale uma abrangência maior.

Gostamos de definir Gestão Empresarial como um conjunto de ações interligadas que busca a melhoria dos resultados das empresas

Os pilares das ações interligadas na VBMC Consultores são: formulações estratégias, desenvolvimento de sistemas e ferramentas de gestão, redesenho de processos e capacitação de pessoas.

 

Método de gestão

Método é a soma das palavras gregas meta (resultado a ser atingido) e hódos (caminho). Portanto, método é o caminho para se obter resultados.

Na VBMC Consultores, o único método gerencial utilizado é o PDCA (Plan-Do-Check-Action), muitas vezes tratado por PERA (por mera tradução) e permeia todas as soluções gerenciais desenvolvidas para os nossos clientes.

Portanto, todas as iniciativas de formulações estratégicas, sistemas e ferramentas de gestão, redesenho de processos e programas de capacitação de pessoas são desenvolvidas com base na “espinha dorsal”, que é o método PDCA.

Falconi afirma que o método gerencial é único e não existe outro além do PDCA, os demais são apenas outras denominações comerciais ou derivações, como o DMAIC.

 

Sistema de gestão

Karl Ludwig Von Bertalanffy, criador da teoria geral dos sistemas, afirma que um sistema é um conjunto de partes interligadas com uma função específica. 

Ao considerarmos, de forma simplificada, que gestão existe para produzir resultados ou resolver problemas, podemos definir que Sistema de Gestão é um conjunto de partes interligadas com uma função específica de produzir melhores resultados ou resolver problemas.

Vale ressaltar que nas empresas, o Sistema de Gestão Empresarial é composto por diversos subsistemas de gestão, nos níveis estratégicos, táticos e operacionais. 

A figura a seguir representa o sistema de gestão de uma empresa com os seus respectivos subsistemas interligados, de forma a buscarem os resultados de curto, médio e longo prazos. Percebam que todos são construídos utilizando o método.


Abaixo, apresentamos como exemplo uma representação gráfica de um Sistema de Gestão de Vendas (subsistema) para clientes B2B, desenvolvido sobre os pilares do método PDCA.

Apesar de serem tratados como sistemas de gestão pelo senso comum e pelos fabricantes, os famosos sistemas informatizados como ERP (Enterprise Resource Planning), CRM (Customer Relationship Management), não são em essência sistemas de gestão empresarial.

Um ERP, por exemplo, é um sistema informatizado para integração de dados, utilizado para coletar, processar e dispor informações gerenciais de tal maneira a facilitar a tomada de decisões, portanto é uma ferramenta de gestão que faz parte do sistema de gestão.

 

Ferramentas de gestão

As ferramentas de gestão são técnicas (ou tecnologias) empregadas para coletar, processar, analisar, planejar ou dispor informações de tal maneira a facilitar a tomada de ação. As ferramentas fazem parte do sistema de gestão e contribuem para a geração de melhores resultados ou para a solução de problemas.

São exemplos de ferramentas de gestão: formulários operacionais, sistemas informatizados, relatórios gerenciais, reuniões de trabalho etc.

 

Metodologias de gestão empresarial

As metodologias de gestão (ou modelos de gestão) são um conjunto estruturado de ferramentas, práticas e técnicas de gestão. Normalmente, as metodologias se originam de estudos referentes a necessidades práticas para a solução de algum problema pontual ou de uma determinada pesquisa científica. 

Algumas delas, por gerarem resultados positivos e diversos outros motivos, acabam tornando-se famosas.

No entanto, as metodologias possuem um foco para o qual foram desenvolvidas e normalmente não são “universais”, ou seja, não são aplicáveis a qualquer situação. Cabe ao gestor entender a origem, aderência e a aplicabilidade de cada metodologia à realidade da sua empresa.

Além disso, as chamadas metodologias de gestão não contemplam integralmente o sistema de gestão das empresas, são partes ou complementos do sistema.

Existem muitas metodologias consagradas, algumas delas possuem caráter predominantemente estratégico como é o caso de: Balanced Scorecard, SWOT, GPD. Outras metodologias possuem um caráter mais gerencial (tático) ou operacional como: Lean Manufacturing, metodologias ágeis de gestão de projetos, gestão da manutenção produtiva, Spin Selling, Challenger Sale, entre muitas outras.  

 

Considerações gerais

Quando se entende o significado dos conceitos atrelados à gestão empresarial aumenta-se as chances das lideranças praticarem um gerenciamento mais maduro, equilibrado e principalmente de resultado. 

Uma das principais atribuições de um gestor é construir e melhorar continuamente o sistema de gestão onde ele está inserido.

Você já construiu a representação dos sistemas de gestão da sua empresa? Os seus gestores conhecem os conceitos básicos de gestão empresarial? Leia, se aprofunde no tema, estude e caso necessário invista em profissionais qualificados para lhe dar suporte.

Querendo conhecer mais sobre como desenvolver e implantar conceitos de gestão empresarial na sua empresa, nos convide para um café.

 

Autor: Rodrigo de Paula | Sócio da VBMC Consultores

 

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