Kanban ontem, hoje e sempre: entenda a utilização desse método de gestão

 

Introdução

Kanban é um método de gestão utilizado em diversos segmentos, seja na indústria, comércio ou serviço. É uma ferramenta que além de visual e intuitiva, oferece apoio na gestão de processos e inventários de forma eficaz, de modo a reduzir custos, seja por otimização dos processos, redução de estoque e consequentemente controle do fluxo de caixa.

Continue a leitura e confira as seguintes informações sobre o assunto:

  • O que é Kanban?
  • Utilização do Kanban 
  • O significado das cores no Kanban
  • Kanban: o hoje e amanhã

 

O que é Kanban?

Kanban é uma palavra japonesa que significa sinalização ou cartão. Daí se vem a utilização de seu nome no sistema puxado, que significa que uma operação ocorre quando a operação subsequente a requisita, seja de manufatura, movimentação ou compras. Tudo ocorre através de uma autorização que é sinalizada pelos cartões.

O Kanban é uma ferramenta de gestão que pode ser usada hoje em diversas situações, desde o controle de estoque até a gestão de projetos.

O sistema puxado consiste em produzir somente quando acionado a partir da necessidade do processo subsequente. Não se produz, compra ou movimenta se este cartão não for acionado.

Em experiências profissionais na indústria, tivemos a oportunidade de trabalhar diretamente com o sistema puxado, utilizando o Kanban. Na ocasião 100% da empresa era regida por cartões de diferentes cores em processos diversos sejam de compra, montagem, usinagem, fundição etc. Nada era feito sem este acionamento, a empresa toda era treinada e doutrinada a seguir este sistema. Com a utilização dos cartões era possível saber a quantidade a ser produzida, materiais utilizados no processo e a sequência de movimentação do processo.

 

Utilização do Kanban 

A utilização do Kanban não necessariamente limita sua utilização em itens produtivos. Muitas empresas utilizam o Kanban para controlar os itens de consumo, que são muito importantes para o processo, pois mesmo não fazendo parte do produto, sua falta pode fazer com que não seja possível produzir ou entregar o produto.

O Kanban não necessariamente precisa hoje utilizar cartões físicos, podendo ser usado a gestão visual como um indicador por cores, seja no chão ou em uma parede. Conforme vamos utilizando os materiais, as cores nos mostram os níveis do estoque e demonstram da mesma forma, quando devemos comprar ou fabricar, mesmo se estamos consumindo o nosso estoque de segurança.

Também podemos controlar os Kanban de forma eletrônica, onde, conforme o consumo do material, o sistema eletrônico vai dando as baixas e acionando eletronicamente a reposição, seja com alertas, cores etc.

O Kanban pode ser utilizado até em nossa casa, por exemplo: se vamos uma vez por semana ao supermercado e consumimos por semana três pacotes de um determinado produto, vamos deixando as embalagens vazias num local e, quando formos ao supermercado novamente, repomos somente o que foi utilizado e assim nunca compramos a mais do que necessário.

Lembrando que sempre ao repor e armazenar um material devemos utilizar o FIFO (First In First Out)devemos sempre usar o primeiro material que chega e nunca sobrepor o estoque com o mais novo e nunca utilizarmos o mais antigo, mas este é um assunto para outro momento.

 

O significado das cores no Kanban

No Kanban se utiliza principalmente três cores em seus painéis. Vamos descrever o que cada uma significa para o fluxo do sistema puxado:

  1. Verde: quando os cartões estão na posição verde significa que não há necessidade de produzir ou comprar, independentemente do número de cartões que foram retirados desta faixa. Este momento não é de acionamento do processo subsequente. Lembrando que podem existir vários cartões para cada faixa, o que determina o número de cartões pode ser o lote de produção ou compras, tamanho de conteinerização etc. Esta faixa verde é o lote de reposição;
  2. Amarelo: quando os cartões todos da faixa verde forem acionados e chegamos à faixa amarela, então é acionado o processo subsequente. Esta faixa amarela significa o tempo de reposição para o lote de reposição, o lead time de compra ou produção. Nesta faixa os cartões também são acionados e quando acionarmos o último devemos receber o lote produzido ou comprado com os cartões anteriores;
  3. Vermelho: esta é uma faixa utilizada quando algo deu errado na reposição do lote. Quando começamos a consumir itens nesta faixa devemos ficar muito atentos e tomar medidas, para que não tenhamos problemas de atendimento e quebra do fluxo do sistema puxado.

Resumindo:

  • Verde: tudo sobre controle, não fazemos nada.
  • Amarelo: devemos produzir ou comprar.
  • Vermelho: atenção, sua reserva está sendo consumida.

 

Kanban: o hoje e amanhã

O Kanban hoje é muito utilizado nos processos de gestão ágil. Diferentemente da utilização de controle de estoques e produções, mas com a mesma funcionalidade, ele é utilizado nos processos de gestão ágil como um cartão sinalizador.

Nos sistemas de gestão ágil o cartão indica que fase do processo está, quem deve trabalhar nele, prazo para execução. O cartão sinaliza quem, como e quando a operação deve ser feita.

Até em gestão de vendas ele pode ser utilizado. Criando um funil de vendas para indicar como cada prospect está postado dentro desse funil e que ações devem ser tomadas para se chegar ao objetivo.

O Kanban vem através do tempo sendo adaptado às necessidades, meios, métodos e utilizações diferentes.

Quando os ERP´s invadiram as empresas com os seus MRP´s, acreditava-se que o Kanban teria seu fim, mas a lógica se replicou de forma diferente, com o mesmo objetivo que é fazer apenas o que precisa, seja por demanda ou previsão.

Esta filosofia não acaba, ela se transforma, e no futuro continuaremos a utilizá-la, seja no sistema puxado, na gestão ágil ou em outras adaptações que ainda virão. O Kanban foi, é e sempre será uma ferramenta atual, porém atualizada e repaginada para atender o momento.

O Kanban e outras ferramentas de gestão podem ser utilizadas para garantir uma melhor gestão em sua empresa. A empresa de consultoria empresarial VBMC Consultores, com os seus mais de 35 anos no mercado, está preparada para te ajudar, com o know-how de implantação de gestão e suas ferramentas em diversas empresas.

Querendo saber mais sobre indicadores de desempenho e ferramentas para tomada de decisões, nos convide para um café.

 

 – Leia também:

 

Autor: Antônio Carlos Arice | Consultor Sênior da VBMC Consultores

 

Compartilhar:
Fale Conosco
Fale Conosco