Entrevista com sócio da VBMC Consultores
Conheça a história de Marcelo Menezes, sócio da VBMC Consultores
Em comemoração aos 35 anos de fundação da VBMC Consultores, continuamos com a série de entrevistas especiais com a equipe da empresa. Neste mês, entrevistamos o sócio Marcelo Menezes.
1 – Qual a sua formação acadêmica?
Sou formado em Propaganda e Marketing, pós-graduado em Gestão de Marketing e especializado em Administração de Marketing. Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e conselheiro organizacional pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
2 – Por que escolheu a carreira de consultor?
Eu não escolhi, ela que me escolheu. Candidatei-me por intermédio da VBMC para uma vaga em Gestão de Call Center e Telemarketing. Eu era coordenador de Call Center na época, porém, ao chegar na entrevista me deparei com a vaga de consultor. Candidate-me e fui aprovado. Trabalhei dois anos na consultoria, sem saber exatamente o que era consultor, consultoria ou gestão, mas depois eu fui entendendo e me encantando. A carreira teve um desdobrar muito bacana e, por isso, permaneço nela há 22 anos.
3 – Como foi a sua história na VBMC?
Entrei como consultor júnior. Até havia o cargo de consultor trainee e apesar de já ter completado quatro anos de experiência em outras empresas, segui de consultor júnior até consultor master. A esteira era tão grande que brincávamos dizendo que ia até consultor “Jedi”. Em 2003 fui convidado a ser sócio.
4 – Qual foi o maior desafio e a maior realização nestes anos de VBMC?
O primeiro foi logo no início de minha jornada como consultor, porque era um ambiente totalmente diferente do mundo corporativo de onde eu vinha. Era muito mais intenso e desafiador: o projeto tinha muitas frentes e a equipe de consultores ainda estava se adaptando ao cliente, e isto foi logo após um diagnóstico (período de início de qualquer projeto).
Outro grande desafio foi quando me tornei sócio, porque me foi necessário mudar um pouco a condução, a visão e a postura. Aprendi que estes grandes desafios em minha história foram partes importantes do meu desenvolvimento.
Momentos marcantes sempre ficarão na memória, como o primeiro projeto que fiz a venda, o primeiro diagnóstico que coordenei e o primeiro cliente que assumi como sócio-responsável.
Algumas das maiores realizações foram os grandes eventos que fizemos em clientes, como convenções para 600 pessoas e reuniões de treinamento com 60 representantes. Estes eventos grandiosos, de muito volume, são experiências muito fortes.
5 – Como você enxerga a VBMC do futuro?
A VBMC do futuro depende dos consultores e do que eles conseguirão desenvolver para a sua carreira. As capacitações técnicas estão mudando absurdamente e existe um volume muito grande de informações que circulam no mercado. Uma coisa é certa, o cliente sempre precisará de nós com esse DNA de dedicação, de interesse, de agregar valor e de resultado às operações, áreas e processos.
O futuro está intimamente ligado ao quanto conseguiremos sair de um mundo mais técnico para um mundo mais focado em pessoas, estrutura e capacitação. Sempre existirá o fator humano, onde as pessoas dependerão de outras para evoluírem e conquistarem grandes realizações.
Sozinho, ninguém conseguirá ir tão longe e nem na velocidade que é exigida hoje em dia. O futuro é do trabalho em equipe e das competências emocionais, portanto teremos que nos encaixar como uma consultoria que contribui neste sentido.
6- Quais recomendações você deixaria a todos os que estão trilhando o caminho da consultoria?
A primeira: se você já está há mais de dois meses fazendo a mesma coisa, repense, você pode fazer e agregar mais, você pode fazer diferente. Fuja da zona de conforto, e não apenas por fugir, mas busque um outro olhar, faça algo diferente, seja um elemento de inovação.
A segunda: aprenda, aprenda e aprenda!
A terceira: classifico as pessoas em aquelas que dão apoio e as que demandam apoio, as que agregam e as que desagregam, as que ensinam e as que demandam aprendizado. O mundo corporativo está cheio daqueles que só assopram poeira para cima dos outros, seja alguém mão na roda, seja o primeiro ou a primeira grupo.
Marcelo Occhiena Menezes – Sócio da VBMC Consultores