Cliente
A Óticas Diniz – Porto Alegre é uma rede de franquias da Óticas Diniz que atua na Região Metropolitana de Porto Alegre desde 2008. A rede de varejo possui 24 óticas, comercializa diversas marcas e grifes nacionais e internacionais de armações e lentes e está entre as marcas mais lembradas da região com diversos prêmios de Top of Mind.
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Projeto Óticas Diniz Porto Alegre
Desafio
Após um grande período de crescimento em volume de lojas e faturamento desde sua inauguração, a família proprietária e responsável pela alta administração da empresa, percebeu, em 2016, que não seria possível conviver com a falta de controle e com o alto índice de ineficiência nos processos, portanto era o momento de partir para a profissionalização da empresa.
Além disso, com a estagnação das vendas, era necessário urgentemente a retomada do crescimento, para que não houvesse impactos severos no caixa.
Solução
A Óticas Diniz Porto Alegre contratou a VBMC Consultores para iniciar em 2017 um projeto de consultoria, com o objetivo de resgatar o crescimento nas vendas através da implantação de processo de gestão de vendas nas lojas. Além disso, por meio da implantação de processos de gestão nas áreas de apoio, como Financeira e Estoque, demos um primeiro passo para a profissionalização controlando custos e despesas e acompanhando os resultados operacionais da empresa loja a loja.
Resultados Alcançados
No 2º semestre de 2017, o resgate do crescimento nas vendas foi iniciado e a empresa saiu da estagnação do 1º semestre para um crescimento superior a 8%. Com a implantação de processos de gestão, os primeiros controles e monitoramentos foram implementados, algumas despesas foram reduzidas e melhor controladas. Paralelamente, iniciou-se um processo de mudança cultural (profissionalização) que partiu da alta administração para os demais colaboradores. Na prática, percebeu-se grandes mudanças na forma de se comunicar, na forma de conduzir reuniões e na forma de administrar o tempo de trabalho em todos os níveis.
No final de 2017, a família decidiu dar um segundo passo e, depois de ter consolidado os métodos de gestão de vendas, contratou a VBMC Consultores novamente para redesenhar todos os processos internos e ampliar a gestão através de indicadores de desempenho para todas as áreas. Em 2018, o crescimento das vendas atingiu um patamar superior a 12% e a alta administração está sendo preparada para monitorar o desempenho operacional de todas as áreas, por meio de relatórios de gestão desenvolvidos em plataformas de BI, que possibilitam a tomada de ação com eficiência.