Cliente

A Óticas Diniz – Porto Alegre é uma rede de franquias da Óticas Diniz que atua na Região Metropolitana de Porto Alegre desde 2008. A rede de varejo possui 24 óticas, comercializa diversas marcas e grifes nacionais e internacionais de armações e lentes e está entre as marcas mais lembradas da região com diversos prêmios de Top of Mind.

Projeto Óticas Diniz Porto Alegre

Desafio

Após um grande período de crescimento em volume de lojas e faturamento desde sua inauguração, a família proprietária e responsável pela alta administração da empresa, percebeu, em 2016, que não seria possível conviver com a falta de controle e com o alto índice de ineficiência nos processos, portanto era o momento de partir para a profissionalização da empresa.

 

Além disso, com a estagnação das vendas, era necessário urgentemente a retomada do crescimento, para que não houvesse impactos severos no caixa.

 

Solução

A Óticas Diniz Porto Alegre contratou a VBMC Consultores para iniciar em 2017 um projeto de consultoria, com o objetivo de resgatar o crescimento nas vendas através da implantação de processo de gestão de vendas nas lojas. Além disso, por meio da implantação de processos de gestão nas áreas de apoio, como Financeira e Estoque, demos um primeiro passo para a profissionalização controlando custos e despesas e acompanhando os resultados operacionais da empresa loja a loja.

 

Resultados Alcançados

No 2º semestre de 2017, o resgate do crescimento nas vendas foi iniciado e a empresa saiu da estagnação do 1º semestre para um crescimento superior a 8%. Com a implantação de processos de gestão, os primeiros controles e monitoramentos foram implementados, algumas despesas foram reduzidas e melhor controladas. Paralelamente, iniciou-se um processo de mudança cultural (profissionalização) que partiu da alta administração para os demais colaboradores. Na prática, percebeu-se grandes mudanças na forma de se comunicar, na forma de conduzir reuniões e na forma de administrar o tempo de trabalho em todos os níveis.

No final de 2017, a família decidiu dar um segundo passo e, depois de ter consolidado os métodos de gestão de vendas, contratou a VBMC Consultores novamente para redesenhar todos os processos internos e ampliar a gestão através de indicadores de desempenho para todas as áreas. Em 2018, o crescimento das vendas atingiu um patamar superior a 12% e a alta administração está sendo preparada para monitorar o desempenho operacional de todas as áreas, por meio de relatórios de gestão desenvolvidos em plataformas de BI, que possibilitam a tomada de ação com eficiência.

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