Como fazer o seu webinar ser um sucesso?
O webinar foi a solução encontrada para a realização de seminários em tempos de pandemia, pois viabiliza a apresentação de conteúdo com a interação de participantes sem a necessidade de aglomerações e deslocamentos.
Embora as transmissões ao vivo já fossem uma solução disponível no dia a dia, elas ganharam muita relevância no cenário atual, aumentando cerca de 70% após o início da quarentena. E, para ajudá-los, trouxemos seis passos sobre como fazer o seu webinar ser um sucesso.
Como fazer o seu webinar ser um sucesso em 6 passos
1. Escolha a plataforma mais adequada
Para a avaliação da melhor plataforma é necessário se ter em mente quais recursos precisará, qual o tamanho do seu público e como engajá-lo.
Existem ferramentas com versões gratuitas e pagas, diferindo muitas vezes no tamanho do público, recursos e relatórios disponíveis. Avalie neste sentido também a melhor plataforma considerando o melhor custo benefício.
O Facebook, Instagram e Hangouts são exemplos de ferramentas gratuitas, mas que esbarram em questões de formato, interação com o público, quantidade de apresentadores simultâneos, possibilidade de compartilhamento de tela e outros. Estes recursos sendo importantes estão disponíveis em plataformas pagas como ZOOM, GoToWebinar e Webinarjam.
2. Aumente a participação do seu público
A segunda dica sobre como fazer o seu webinar ser um sucesso, é realizar um levantamento de melhores dias e horários, além de refletir sobre quais são as necessidades e interesses do seu público.
Convide-os com antecedência para que possam se programar, mas depois envie lembretes com a data, horário e link para seu webinar.
Aproveite diferentes canais para fazer a divulgação: e-mails, blog, whatsapp e redes sociais, mas cuidado com o que pode ser Spam. Também é válido pedir para que amigos e parceiros o ajudem na divulgação.
3. Desenvolva a apresentação – conteúdo e recursos visuais
Estude sobre o assunto e domine o conteúdo, entregue tudo o que foi prometido durante o convite e a divulgação.
A elaboração de um roteiro é fundamental e facilitará a apresentação. Através dele você poderá calcular o tempo necessário para explorar todos os tópicos listados.
Vale ressaltar que quanto mais longo for webinar, maior a chance do seu público se dispersar e perder o interesse, por isso a objetividade é uma grande aliada. Utilizar slides ajudará manter a atenção dos participantes e facilitará a visualização e fixação da mensagem
4. Ensaie
No ensaio, valide o tempo calculado, teste as funcionalidades da plataforma e repasse o formato da interação com apresentadores e organizador, evitando constrangimentos durante o webinar.
Tenha sempre um organizador para auxiliar com as interações, garantir que a ferramenta esteja funcionando adequadamente e assumir o controle em caso de problemas técnicos.
5. Realize um checklist antes de iniciar a apresentação
Verifique a conexão com a internet e a configuração de áudio e vídeo. Feche todas as aplicações, garantindo que nenhum pop-up aparecerá durante o compartilhamento de tela.
Não se esqueça de cuidar do visual e do cenário, que também fazem parte da apresentação. Escolha uma roupa adequada, cuide de cabelo, maquiagem, barba e tudo que fizer sentido para você, mas seja sempre você mesmo. Quanto ao cenário, mantenha-o organizado e com boa iluminação.
Pontualidade é palavra de ordem, e se preferir é uma boa ideia entrar na sala minutos antes, para um bate-papo informal com os convidados. Evite interrupções como celular tocando e conversas paralelas.
6. Envolva o público
Prepare perguntas ou enquetes, dinâmicas, vídeos e outras possibilidades de participação, como o organizador inserir os repassar perguntas dos participantes Não se esqueça de disponibilizar a gravação do webinar quando possível e envie uma pesquisa de satisfação e um e-mail de agradecimento. Estas são formas reforçar e aumentar o envolvimento dos participantes.
Sem dúvidas, este é um formato inovador que ganhou destaque com a pandemia, mas que se estabelecerá mesmo quando tudo passar, devido as suas facilidades de acesso e a relação de custo-benefício. Use este recurso para gerar leads, realizar treinamentos, apresentar seminários e tudo que a criatividade permitir.
Reavalie a necessidade de investimento com grandes eventos presenciais, como aluguéis de espaço, tempo gasto com deslocamento e hospedagens, por exemplo. E bom webinar!
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Autor: Maíra Torelli | Consultora de Gestão Empresarial