Resultados da empresa: você conhece os seus?

Em nossa rotina diária de apoio a empresários na importante tarefa de avaliar a performance das empresas, uma das perguntas que mais nos desafia é: Quais indicadores realmente medem os resultados da empresa?

É fato que a tarefa de definir indicadores de desempenho, além de complexa, é um campo de incontáveis possibilidades se considerarmos que cada empresa possui um particular e exclusivo modelo de atuação e estrutura de processos, que a transformam em um verdadeiro cubo mágico de combinações de variáveis que interferem no resultado.

Indicadores financeiros e contábeis que demonstram a razão entre o capital aplicado, as despesas da operação, o fluxo de valores e o resultado gerado, chamado de valor resultante, são a base das ferramentas econômicas e financeiras como o Demonstrativo de Resultado Econômico/Exercício (DRE), Fluxo de Caixa, Balancetes e Balanços.

Uma empresa que apresenta custos e despesas para a produção do bens e serviços menores que o valor gerado na comercialização do que produz são chamadas de empresas superavitárias. Empresas que não conseguem um valor maior de receitas do que os investimentos, custos e despesas são empresas chamadas de deficitárias.

 

Melhorias operacionais para aumentar os resultados da empresa

Além da avaliação do resultado econômico e financeiro, as empresas devem buscar entender quais índices da operação podem sinalizar áreas de melhoria operacional ou o quanto seus produtos e serviços atendem a expectativa de seus clientes colocando a organização em vantagem ou desvantagem frente aos seus concorrentes de mercado.

Dentre eles, estão:

  • O volume de vendas desejado;
  • Tamanho de seu mercado e qual a sua participação;
  • Número de clientes novos conquistados a cada período ou de clientes inativos;
  • Valor médio de compra de cada cliente;
  • Nível de serviço em termos de qualidade e prazo de atendimento;
  • Nível atual de inadimplência ou o qual o nível de financiamento necessário para a operação;
  • Margem de cada produto ou serviço comercializado;
  • Nível de retrabalho;
  • O quanto se perde por falhas nos processos;
  • Níveis de estoque ou qual a nível de utilização da capacidade produtiva;
  • Rotatividade de sua equipe ou quanto tempo e recursos são necessários para formar bons colaboradores.

Esses são alguns indicadores dos muitos disponíveis que podem apontar oportunidades de melhoria operacional e, por consequência, melhoria dos resultados da empresa no âmbito econômico/financeiro.

Se em cada uma destas mais de 15 etapas do processo existir a possibilidade de melhoria e incremento de 1% no resultado, após as melhorias operacionais em cada uma destas etapas o resultado geral será 15% maior que o atual!

Lembrando também que, junto à definição de indicadores, as melhores práticas determinam que você estude o histórico de resultados, defina metas de melhoria e tenha uma estrutura eficiente de monitoramento, medição da evolução, avaliação de necessidades de melhoria contínua e planos de ação específicos para promover as mudanças necessárias. Isto é a base da gestão por indicadores de desempenho.

Em nossa trajetória de consultoria nestes 35 anos, nós, da VBMC Consultores, empresa especializada em consultoria empresarial, apoiamos o desenvolvimento e implantação de processos de gestão por indicadores em nossos clientes onde em alguns casos, por atuarem em uma plataforma de negócios baseada em processos complexos e na cultura de melhoria contínua, a gestão se consolidou com monitoramento e avaliação de mais de 150 diferentes indicadores de performance!

E então, você conhece os resultados da empresa que gerencia?

 

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Autor: Marcelo Menezes | Sócio da VBMC Consultores

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